23 de setembro de 2013

O Cristal na Iluminação

Mais do que beleza, a indústria de iluminação conta com a durabilidade e eficiência do produto altamente desejado e utilizado na decoração, os cristais.
Data-se de 1540a.C. a primeira evidência de utilização do vidro, executada pelos egípcios, afim de adornar suas construções. O vidro era associado a prestígio social, tratado como jóia e sua técnica era guardada por poucos artesãos que conheciam a típica mistura de sílica (areia branca encontrada nas margens do Rio Nilo), calcário e barrilha.
A técnica difundiu-se na Europa e adicionando-se novos componentes foi possível chegar a um vidro com alto teor de óxido de chumbo, que refletia as cores do arco-íris, e lapidado brilhava naturalmente. A ele foi conferido o título de cristal, material nobre, visto o alto custo e precisão na técnica de fabricação e lapidação.

Na Europa central, mais precisamente na antiga Checoslováquia no Reino de Boémia no século XII, artesãos acrescentaram cloreto de potássio a massa e descobriram um novo tipo de vidro transparente, que excedeu a qualidade das fábricas de vidro italianas, as de mais tradição, tornando a região a pioneira na fabricação de vidros de luxo. Reis, monarcas, igrejas... toda a nobreza européia voltava-se ao glamour das peças em cristal que tornou-se artigo de decoração de alto luxo.  Até hoje apreciamos a beleza dos lustres executados no século XV, que parecem intactos, conservados nos palácios, hotéis e igrejas Européias.


Empresas de iluminação do mundo inteiro utilizam cristais em seus lustres. Clássicos ou contemporâneos as peças de cristal conferem glamour e sofisticação a projetos de iluminação atuais, transformando casas em palácios particulares cheios de história e nobreza.

Referências
 Elliott, S.R. (1994) Amorphous Solids: An Introduction.
 Plumb, R. C. (1989) Antique windowpanes and the flow of supercooled liquids. 



Quem sou eu:
Luan Marchiori
Graduado em design de produto, pós graduado em design de interiores e lighting designer

Consultor Pontal Iluminação

28 3536 3415

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Pontal Agradece seu Comentário em nosso post!